top of page
Buscar

Ciclo de Violência

  • Foto do escritor: Bárbara Mesquita
    Bárbara Mesquita
  • 3 de dez. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de dez. de 2022

De acordo com a psicóloga norte-americana Lenore Walker as formas de violência que ocorrem sob uma perspectiva conjugal se desenvolvem em um ciclo de violência. Esse ciclo é constituído em três fases:


1° Fase - Aumento de tensão: durante essa fase o agressor se irrita constantemente por motivos insignificantes, destinando ameaças e críticas à vítima, provocando uma tensão no ambiente.


2° Fase - Ato de violência: nessa fase toda a raiva que foi acumulada pelo agressor no decorrer da fase um explode, ocasionado os tipos de violência que podem ser direcionados à vítima, seja ela física ou psicológica.


3° Fase - Lua-de-mel: é marcada pelos arrependimentos e comportamentos carinhosos do agressor, que tem como objetivo a busca por uma reconciliação com a vítima. Nessa fase, é muito comum ouvir frases como "Eu vou mudar" ou "Isso nunca mais vai acontecer" sendo ditas pelo agressor.


Mulheres que estão inseridas nesse ciclo de violência encontram dificuldades para quebrar esse ciclo de violência por diversas razões, como o medo constante do agressor matar ela ou os seus filhos, dependência emocional e/ou financeira ou até mesmo a sensação de vergonha perante a sociedade.






 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Não se cale, denucie.

Delegacia da Mulher em Belém (DEAM)

Endereço: Tv. Mauriti, 2393 - Marco, Belém - PA, 66095-740

Telefone: (91) 3246-6803

bottom of page