História da Maria da Penha
- YASMIM GAMA
- 4 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Maria da Penha Maia Fernandes é uma farmacêutica bioquímica e conheceu o Marco Antônio Heredia Viveros, colombiano quando estava cursando o mestrado na Universidade de São Paulo, e ele fazia os estudos de Pós graduação em Economia na mesma instituição.
Entre 1974 a 1976 , eles começaram a namorar e o Marco Antônio demonstrava ser muito amável, educado e solidário com todos á sua volta. E se casaram em 1976 após o nascimento da primeira filha do casal e a realização do mestrado de Maria Da Penha , eles se mudaram para Fortaleza onde nasceram as outras duas filhas do casal e foi apartir desse momento que a história muda para Maria da penha.
Em 1983 , Maria Da Penha foi vítima de dupla tentativa de feminicídio, por parte de Marco Antônio, primeiro , ele deu um tiro em suas costas enquanto ela dormia . Com resultado dessa agressão , Maria Da Penha ficou paraplégica devido a lesões irreversíveis além de traumas psicológico.
Assim , em 7 de agosto de 2006 foi sancionada a lei 11.340 conhecida como Lei Maria Da Penha, foi reparar tanto simbolicamente como materialmente. O Estado do Ceará pagou uma indenização e o Governo Federal batizou a lei com seu nome como reconhecimento de sua luta contra as violações dos direitos das mulheres.

O Livro : SOBREVIVI..... POSSO CONTAR , publicado em 1994 e republicado em 2010 já incluindo a lei , o livro conta a história da Maria da penha onde narra as agressões com detalhes e sua luta por Justiça e liberdade.



Comments